SETEMBRO DE 2017 | 13:14

Home Notícias DOENÇAS OCUPACIONAIS – SAIBA O Q...

DOENÇAS OCUPACIONAIS – SAIBA O QUE SÃO E COMO FUGIR DELAS
Escrito por Administrator   
Dom, 16 de Agosto de 2009 05:16

Foto-Chamada-Doencas-Ocupacionais

 


 

 

A SAÚDE OCUPACIONAL É UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA GARANTIR O BEM-ESTAR DOS TRABALHADORES E CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA A PRODUTIVIDADE, MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO. AS DOENÇAS OCUPACIONAIS SÃO DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO DO TRABALHADOR AOS RISCOS DA ATIVIDADE QUE DESENVOLVE. PODEM CAUSAR AFASTAMENTOS TEMPORÁRIOS, REPETITIVOS E ATÉ DEFINITIVOS, PREJUDICANDO A PRODUTIVIDADE.

 

OS TIPOS MAIS COMUNS SÃO AS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS OU DISTÚRBIOS OSTEOMOLECULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (LER/DORT), QUE ENGLOBAM CERCA DE 30 PATOLOGIAS, ENTRE ELAS A TENDINITE (INFLAMAÇÃO DO TENDÃO) E A TENOSSINOVITE (INFLAMAÇÃO DA MEMBRANA QUE RECOBRE OS TENDÕES). AS LER/DORT SÃO RESPONSÁVEIS PELA ALTERAÇÃO DAS ESTRUTURAS OSTEOMUSCULARES, COMO TENDÕES, ARTICULAÇÕES, MÚSCULOS E NERVOS. AS LESÕES SÃO CAUSADAS PELO DESEMPENHO DE ATIVIDADE REPETITIVA E CONTÍNUA, TAIS COMO TOCAR PIANO, DIRIGIR CAMINHÕES, FAZER CROCHÊ E DIGITAÇÃO.

 

 

CAUSAS

 

AS CAUSAS DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS PODEM SER, ENTRE OUTRAS:

 

- MOVIMENTOS REPETITIVOS

- CARGA EXCESSIVA

- SITUAÇÕES DE ESTRESSE ELEVADO E CONTINUADO.

 

ALGUNS FATORES DE RISCO QUE CONTRIBUEM PARA A INSTALAÇÃO DESSAS LESÕES SÃO: TRACIONAMENTOS, POSTURA INCORRETA E LEVANTAMENTO DE PESOS DE FORMA INADEQUADA. AS LER/DORT INSTALAM-SE LENTAMENTE NO ORGANISMO HUMANO E MUITAS VEZES PASSAM DESPERCEBIDAS. AO SEREM DETECTADAS, PODE EXISTIR UM SEVERO COMPROMETIMENTO DAS ÁREAS AFETADAS.

 

 

PREVENÇÃO

 

O TRABALHADOR DEVE APRENDER A IDENTIFICAR OS SINAIS DO PRÓPRIO CORPO PARA PERCEBER O INÍCIO DE QUALQUER DESCONFORTO. OS SINTOMAS MAIS COMUNS, QUE REQUEREM A PROCURA POR UM MÉDICO, SÃO CANSAÇO EXCESSIVO, DESCONFORTO APÓS A JORNADA DE TRABALHO, INCHAÇO, FORMIGAMENTO DOS PÉS E DAS MÃOS, SENSAÇÃO DE CHOQUE NAS MÃOS, DOR NAS MÃOS E PERDA DOS MOVIMENTOS DAS MÃOS.

 

- A CADA HORA DE DIGITAÇÃO, SAIA DE SUA CADEIRA E MOVIMENTE-SE. SE POSSÍVEL, FAÇA EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO. PAUSAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PERMITE UM ALÍVIO DOS MÚSCULOS MAIS ATIVOS.

- BEBA ÁGUA REGULARMENTE AO LONGO DO DIA. UMA BOA OPÇÃO É SEMPRE TER UMA GARRAFINHA PERTO DO SEU LOCAL DE TRABALHO.

- TENHA POSTURA ADEQUADA: OMBROS RELAXADOS, PULSOS RETOS, COSTAS APOIADAS NA CADEIRA.

- AS CADEIRAS DEVEM TER ALTURA PARA QUE SEJAM SEMPRE MANTIDAS AS PLANTAS DOS PÉS TOTALMENTE APOIADAS NO CHÃO.

- MANTENHA UM ÂNGULO RETO ENTRE SUAS COSTAS E O ASSENTO DE SUA CADEIRA. A CADEIRA DEVE TER FORMATO ANATÔMICO PARA O QUADRIL E ENCOSTO AJUSTÁVEL.

- NÃO UTILIZE O APOIO DO PULSO DURANTE A DIGITAÇÃO.

- O MONITOR DEVE ESTAR A UMA DISTÂNCIA MÍNIMA DE 50 CM E MÁXIMA DE 70 CM DO USUÁRIO. A REGULAGEM DA ALTURA DA TELA DEVE SITUAR-SE ENTRE 15 E 30 GRAUS ABAIXO DE SUA LINHA RETA DE VISÃO.

- EVITE POSICIONAR O COMPUTADOR PERTO DE JANELAS E USE LUMINÁRIAS COM PROTEÇÃO ADEQUADA.

- AS MÁQUINAS DEVEM ESTAR POSICIONADAS DE FORMA QUE VOCÊ NÃO TENHA QUE SE CURVAR OU TORCER O TRONCO PARA PEGAR OU UTILIZAR FERRAMENTAS COM FREQUÊNCIA.

- COMO REGRA GERAL, TEMPERATURAS CONFORTÁVEIS PARA AMBIENTES INFORMATIZADOS SÃO ENTRE 20 E 22ºC, NO VERÃO, E ENTRE 25 E 26ºC NO INVERNO.

- SEMPRE QUE POSSÍVEL, HUMANIZE O AMBIENTE (PLANTAS, QUADROS E, DEPENDENDO DO TIPO DE TRABALHO, SOM AMBIENTE).

- ESTIMULE A CONVIVÊNCIA SOCIAL ENTRE FUNCIONÁRIOS.

 

PASSAMOS A MAIOR PARTE DO NOSSO TEMPO NO TRABALHO, POR ISSO É IMPORTANTE APRENDERMOS COMO PREVENIR DOENÇAS CAUSADAS POR ESFORÇO REPETITIVO E OUTROS FATORES, PARA GARANTIR MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

 

 

 
 
Todos os direitos reservados
Copyright © Hospital de Clínicas Dr. Aloan
Créditos